Quanto mais a examinamos mais percebemos que suas quimeras teológicas só
são apropriadas a nos embrulhar as idéias: metamorfoseando tudo em
mistério, essa religião fantástica nos dá como causa do que não
compreendemos alguma coisa que compreendemos menos ainda. Será explicar a
natureza atribuir a causa dos fenômenos a agentes desconhecidos, a
potências invisíveis, a causas imateriais? Pode o espírito humano se
satisfazer quando se lhe diz para tomar como razão do que não entende a
idéia mais incompreensível ainda de um Deus que jamis existiu? Pode a
natureza divina, da qual nada concebemos que repugna o bom senso e a
razão, fazer conceber a natureza do homem que já achamos tão difícil de
se explicar? Indagai a um cristão, quer dizer, a um imbecil, já que só
um deles pode ser cristão, qual a origem do mundo: ele responderá que
foi Deus quem criou o universo. Perguntai-lhe então o que é Deus: ele
não sabe nada a respeito. O que é criar: ele não tem a menor idéia. Qual
a causa das pestes, das fomes, das guerras, das secas, das inundações,
dos terremotos: dirá que é por causa da cólera de Deus. Indagai-lhe como
remediar tantos males: com preces, sacrifícios, procissões, oferendas e
cerimonias, responderá. Mas porque o céu está em cólera? É que os
homens são maus. E por que são maus? Porque sua natureza é corrompida.
Qual a causa dessa corrupção? O primeiro homem, seduzido pela primeira
mulher, comeu uma maçã que seu Deus lhe proibiu de tocar. Quem mandou
essa mulher fazer tamanha asneira? O diabo. Mas quem criou o diabo? Foi
Deus. Por que Deus criou o diabo, destinado a perverter o gênero humano?
Ignora-se... é um mistério escondido no seio da Divindade, ela mesma
um mistério.
Quereis prosseguir? Perguntai a esse animal qual o princípio escondido das ações e dos movimentos do coração humano? A alma, responderá. E o que é a alma? Um espírito. O que é o espírito? Uma substância que não tem forma, cor, extensão ou parte. Como uma tal substancia pode ser concebida? Como pode movimentar um corpo? Não se sabe, é mistério. Os animais possuem alma? Não. E por que os vemos, agir, sentir, pensar absolutamente como os homens? Aí se cala, não sabe o que dizer; a razão disso é simples: se empresta uma alma aos homens, é pelo interesse de fazer disso o que quiser, mediante o poder que se atribui sobre ela; ao passo que não tem o mesmo interesse em relação a dos animais e que um doutor em teologia seria bastante humilhado pela necessidade que teríamos de comparar sua alma à de um porco. Eis as soluções pueris que somos obrigados a conceber para explicar os problemas do mundo físico e moral.
SADE, Marquês de. Ciranda dos Libertinos. São Paulo: Marx Limonad, 1988. p.274-275Quereis prosseguir? Perguntai a esse animal qual o princípio escondido das ações e dos movimentos do coração humano? A alma, responderá. E o que é a alma? Um espírito. O que é o espírito? Uma substância que não tem forma, cor, extensão ou parte. Como uma tal substancia pode ser concebida? Como pode movimentar um corpo? Não se sabe, é mistério. Os animais possuem alma? Não. E por que os vemos, agir, sentir, pensar absolutamente como os homens? Aí se cala, não sabe o que dizer; a razão disso é simples: se empresta uma alma aos homens, é pelo interesse de fazer disso o que quiser, mediante o poder que se atribui sobre ela; ao passo que não tem o mesmo interesse em relação a dos animais e que um doutor em teologia seria bastante humilhado pela necessidade que teríamos de comparar sua alma à de um porco. Eis as soluções pueris que somos obrigados a conceber para explicar os problemas do mundo físico e moral.
Fonte: http://www.portalveritas.blogspot.com.br/2013/10/deus-e-quimeras-teologicas.html#more
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